Gordinho Gostoso x Capitão América
Ricardo Calil
No cinema, o musical anda meio combalido há algumas décadas. Na internet, ele é possivelmente um dos gêneros mais populares, ao lado da comédia. Entre os muitos vídeos de música e dança que abundam na rede, alguns nasceram clássicos: há o do velhinho de muletas, o russo obeso de sunga fazendo aula de aeróbica à beira da piscina, a Lady Gaga do sertão com sapatos de tijolos.
Todos eles têm em comum o fato de desafiar estereótipos, sejam eles de idade, de peso ou de gênero. A mensagem, libertária, é clara: qualquer um pode dançar. É uma lição simples que o cinema, com seu darwinismo estético, talvez ainda não tenha entendido. E que a TV apenas começa a compreender com alguns reality shows de dança e uma série como ''Glee''. Mas ainda está longe do que acontece na internet de forma espontânea, precária e desgourmetizada.
O mais novo vídeo desta tendência está aí acima, em que um Gordinho Gostoso quebra tudo ao lado do Capitão América. Se a semiótica ainda estivesse na moda, daria um tratado.