Demônio comunista, sai do corpo do papa!
Ricardo Calil
''O Exorcista'' (1973) deve ser um dos filmes mais parodiados de todos os tempos. Sempre que surge alguma personalidade que parece ''possuída'' pelo coisa ruim, pode esperar: lá vem uma nova paródia do clássico do terror.
A primeira sacada desse vídeo da EITB (TV pública do País Basco) é colocar como a pessoa a ser exorcizada justamente aquele que deveria ser o líder dos exorcistas: o papa Francisco. A segunda sacada é dar um contexto político à paródia: o papa foi possuído por um demônio comunista, como provam suas muitas declarações recentes a favor dos desfavorecidos.
Se seu portunhol permitir, será possível entender algumas frases ótimas do padre exorcizador: ''Espírito de Hugo Chávez, sai desse corpo!'', ''o poder da Opus Dei te obriga a ficar como Ratzinger'', ''ele não se cala, não para de dar manchetes''.
O vídeo foi feito três meses atrás, bem antes de o papa receber de Evo Morales uma estátua com o Cristo pregado numa foice e martelo e antes de ele fazer seu mais forte discurso anticapitalista, em visita à Bolívia. Portanto, os padres hoje teriam muito mais motivos para exorcizá-lo.