O Videota

Se beber não cante

Ricardo Calil

Charles Chaplin já dizia: ''Para fazer comédia, só preciso de um parque, um policial e uma garota bonita''. Mas, na verdade, ele se virou muitas vezes apenas com o policial. Porque Chaplin sabia que o melhor humor é aquele que desafia a autoridade (e não aquele que humilha o indefeso).

Uma lição que outro gênio, o brasileiro Didi Mocó Sonrisal Colestoral Novalgino Mufumbo, aprendeu muito bem – como prova a quantidade de esquetes em que ele se meteu em encrencas com a polícia.

Há algo de chapliniano no vídeo acima, de um rapaz bêbado parado pela polícia. Sua criatividade ao transformar o bafômetro em microfone; sua resistência pacífica, mas obstinada, ao policial; e todo o nonsense da situação (em que é necessário o bafômetro para provar o óbvio: o sujeito está bêbado como um gambá) transformam esse vídeo em um clássico da comédia viral. Isto posto, por maior que seja a graça, o Videota se sente na obrigação de lembrar: se beber não dirija, seja você um candidato à presidência ou um alcoólatra anônimo.