O Videota

Batman x Darth Vader e outros clássicos nerd

Ricardo Calil

É o sonho dourado de qualquer nerd: colocar dois super-heróis para brigar e ver quem ganha. Pois o americano Aaron Schoenke transformou o sonho em realidade.

No mundo nerd, Aaron é conhecido há tempos por dirigir ''fan filmes'' protagonizados por Batman, como ''Batman Beyond: Year One'' (2001), em que ele também faz o homem-morcego, e ''Seeds of Arkham'' (2011).

Realizados pela produtora A Bat in the Sun – criada por Aaron e seu pai Sean -, os filmes impressionam pela qualidade de produção obtida com baixíssimo orçamento.

A mesma característica pode ser observada na websérie Super Power Beat Down, criada por Aaron para concretizar duelos até então imaginários entre super-heróis dos quadrinhos e do cinema.

O formato é simples. Primeiro, eles anunciam o duelo no site da série, e as pessoas votam em quem deve ser o vencedor. Aí eles produzem o vídeo que começa com nerds apontando seu favorito e depois mostra o duelo ficcional em si – com um final que segue o resultado da enquete.

Acima, você vê um dos vídeos mais populares: o duelo entre Batman e Darth Vader. Mas este não é o vídeo com o duelo original, mas sim um posterior com final alternativo – em que ganha o favorito do Videota.

Já houve também embates entre Green Ranger e Ryu, Capitão América e Master Chief, Darth Vader e Gandalf, Superman e Thor. O próximo será entre o Homem Aranha e Darth Maul. A revista ''Time'' já deu o recado: ''Hollywood deveria aprender com A Bat in the Sun''.