O Videota

Uma missão espacial comandada pelo marketing

Ricardo Calil

Muita gente boa anda boladona porque o anúncio da Nasa de que existe água em Marte foi feito na semana de lançamento do blockbuster ''The Martian'' – filme de Ridley Scott que, entre outras coisas, mostra o astronauta interpretado por Matt Damon procurando (sem sucesso) água em Marte.

Scott já declarou que sabia da descoberta da Nasa há dois meses, porque estava em contato direto com a agência espacial por conta da produção. Ou seja, a Nasa realmente escolheu o momento certo de fazer o anúncio – e, coincidência!, calhou de ser três dias antes da estreia do filme.

Bom negócio para a Nasa, que precisa chamar atenção a seu trabalho para continuar recebendo o dinheiro dos contribuintes. Bom negócio para o estúdio que produziu o filme, que ganhou publicidade gratuita bem na época da estreia (eles podem ter pago a Nasa, mas não os jornais e sites que reproduziram a notícia).

Claro, a produção lançou rapidinho um vídeo na internet capitalizando a curiosa simultaneidade de eventos. Nunca foi tão fácil provar que uma ''teoria conspiratória'' era verdade, e não conspiração (para efeito de comparação, a tese de que Stanley Kubrick dirigiu uma falsa chegada à Lua vai completar 50 anos já já).

Isto posto, o Videota está boladão com outra ''coincidência'': um dia antes do anúncio de que existe água em Marte a Adobe colocou no ar um vídeo genial imaginando como seria uma missão espacial comandada por publicitários.

Na hora da contagem regressiva, o cliente liga para a torre de controle pedindo alterações na ''campanha'': um logo maior no foguete, uma troca de cor, uma hashtag. E a melhor: o cliente decidiu que Marte não é mais tendência, então ele muda o destino para Plutão.

Ou seja, o comercial da Adobe imagina um mundo em que o marketing dominaria até a Nasa – uma realidade que se concretizou um dia após a piada. Será que eles também sabiam antes que a Nasa iria fazer propaganda do ''The Martian''? Ou, nesse caso, foi mesmo uma coincidência? Essa teoria conspiratória vai ser bem mais difícil de desvendar.