O Videota

Arrocha + Mamonas = Bonde do Serrote

Ricardo Calil

A Bahia já nos deu régua e compasso. E Glauber Rocha. E É o Tchan. Há um pouco disso tudo – a geleia geral do Tropicalismo, uma câmera na mão e uma ideia na cabeça do Cinema Novo e o surrealismo de ''Cinderela Baiana'' – no clipe de ''50tinha'', do humorista Ermínio Félix e seu grupo Bonde do Serrote. Ele é um destaques de uma tendência mais cômica de arrocha, que se propaga sobretudo por clipes como esse na internet, e se diz fortemente influenciado pelos Mamonas Assassinas.

50tinhaHá uma evidente homenagem a Dinho e sua turma na voz e no visual de Ermínio, no figurino e nas coreografias do Bonde do Serrote. Com seu humor sexualmente anárquico, o clipe de ''50tinha'' oferece uma alternativa original para a redução da velocidade nas ruas das grandes metrópoles, muito apropriada para motoristas recalcados.

O outro grande nome dessa tendência é o Rei da Cacimbinha, responsável pelo hit de verão ''Muriçoca''. Aliás, Ermínio diz ser o verdadeiro autor do brilhante refrão ''E a muriçoca soca, soca, soca… E a muriçoca pica, pica, pica'' – denúncia prontamente rebatida pelo Rei da Cacimbinha – e contra atacou com uma música chamada ''A Muriçoca Parte 2 (Muriçoca Fêmea'').

Deixemos a questão para os advogados e especialistas do arrocha. O fato é que sua versão satírica já é grande o suficiente para comportar uma rivalidade tipo Beatles x Rolling Stones.