A incrível hipnotizadora de animais
Ricardo Calil
Na história do cinema, existe um – e, se não me falha a memória, apenas um – grande filme sobre hipnose: ''O Gabinete do Dr. Caligari'' (1920), clássico do expressionismo alemão dirigido por Robert Wiene. Ou seja, o cinema nos deve um outro filme bom sobre o assunto há 95 anos. Nesse meio tempo, houve um punhado de filmes razoáveis, jamais memoráveis, sobre esse tema fascinante: ''Em Algum Lugar do Passado'', ''As Três Máscaras de Eva'', ''O Amor é Cego'', ''O Escorpião de Jade''. O mais recente é o sofrível ''Em Transe'', ponto baixo da carreira de Danny Boyle.
Pois bem, essa lacuna audiovisual acaba de ser preenchida pela televisão chinesa, quem diria… O mérito ''cinematográfico'' não é do programa, que parece uma versão piorada do ''Domingão do Faustão'', mas da hipnotizadora. Em quatro minutos, a garotinha chinesa hipnotiza um cachorro, um camaleão, um sapo, uma galinha e um coelho – um feito para Caligari nenhum botar defeito, ainda mais sem a ajuda da ficção. O Videota quase entrou em transe vendo o vídeo.
No próximo dia 23, a TV brasileira entrará no tema com a estréia da série ''O Hipnotizador'' na HBO, com direção de Alex Gabassi e José Eduardo Belmonte. O teaser promete. Mas eles vão ter que dar duro para superar a chinesinha.