O Videota

Dilma homenageia o Dollynho

Ricardo Calil

Era para ser uma citação ao ''E.T. – O Extraterrestre''. Nesta animação governamental do Dia das Crianças, três personagens que lembram Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o ministro da Casa Civil Jacques Wagner sobrevoam de bicicleta uma ponte (do impeachment?) explodida por mãos misteriosas (de Eduardo Cunha?) – um referência à mais famosa cena do filme de Steven Spielberg.

Mas o resultado parece antes uma homenagem ao Dollynho, mascote da popular marca de refrigerantes e protagonista de sofríveis desenhos animados.

É difícil dizer o aspecto mais bizarro da animação oficial: a banalidade da metáfora, a inadequação do tema (Dilma pedalando em meio à discussão sobre pedaladas fiscais e impeachment), o equívoco do casting (o que Lula e Jacques Wagner estariam fazendo ali neste momento?), o céu infernal, a trilha torturante, a baixa qualidade técnica…

Deu saudades do discurso de Dilma sobre o cachorro oculto, feito no Dia das Crianças de dois anos atrás. Quando a crise passar – e esperamos que ela passará da maneira menos dolorosa possível -, a comunicação do governo Dilma precisará ser objeto de estudos: como pode atrapalhar tanto algo que precisa tanto de ajuda?

Isto posto, e como este blog é republicano e apartidário, é preciso dizer que a animação nunca foi o forte da política nacional – como provam o jogo da vida do Aécio e o Kassabinho, entre outros.